OFS – QUEM É
A Ordem Franciscana Secular (OFS) ou Ordem Terceira de São Francisco tem suas origens no século XIII, quando leigos manifestaram o desejo de seguir os passos de São Francisco de Assis, seu fundador e fonte de inspiração.
São Francisco de Assis nasceu na Itália, cidade de Assis no ano de 1182 e morreu no ano de 1226. Originário de família de comerciantes, desde cedo foi educado para ser um cavaleiro defensor da cidade natal e dos ideais cristãos nas cruzadas. Contudo numa das guerras, 1204, Francisco ficou prisioneiro por um ano. Ao retornar para sua cidade natal, doente e em conflito consigo mesmo, diante de tanta miséria, auto-suficiência humana e desejo de poder. Esses questionamentos provocaram uma lenta conversão interior.
Começa então a distribuir esmolas, criando até problemas com a família, que já o considerava um louco. As festas e atividades juvenis eram coisas do passado. Passa então a amar e cuidar dos leprosos e pobres, os renegados socialmente em todos os sentidos.
Diante de tanta loucura, seu pai o deserdou. Mas sua coragem e sua decisão pela nova maneira de viver o evangelho, encorajaram também outros jovens. Em 1209 eram 12. Em 1221 eram quase 5000 seguidores, entre celibatários, mulheres e leigos casados.
O mesmo Espírito de Solidariedade para com os marginalizados e amor Evangélico, que moveu esse Santo Universal, é a força motriz da Venerável Ordem Terceira de São Francisco da Penitência desde a sua criação em 1619.
A eternidade do ideal de Francisco de Assis se materializa nas obras dessa Instituição secular, como rezava o estatuto da VOT desde au origem: A) proteger a família, a maternidade, a infância, a velhice, crianças e pobres carentes; B) manter serviços médicos; C) desenvolver centros de assistência social e médico-hospitalar; D) criar e manter creches e escolas, inclusive profissionalizantes, para crianças e pessoas carentes, ou não, de recursos.